Loading...

Por Que Deixar O Feijão De Molho Durante A Noite Antes De Cozinhar

Loading...

#feijãodemolho #remolhodofeijão #Natureba

O feijão faz parte da alimentação da maioria das pessoas. Mas você sabe cozinhar feijão?

Você pode pensar que basta cozinhá-lo, mas a verdade é que não é bem assim. Certamente sua avó fala ou falava da importância de deixar o feijão de molho antes de ir para a panela. Mas você sabe porque? Essa prática era muito usada para eliminar substâncias do grão que poderiam causar gases.

E de fato, a prática, que é de conhecimento popular, foi comprovada pela ciência.

Um estudo feito pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo, no Brasil, e da Embrapa Arroz e Feijão descobriu que o período de tempo mais indicado para deixá-lo descansar em água é entre 8 e 12 horas.

Logo após esse tempo, é muito importante descartar essa água do remolho. E não é só pro feijão que isso vale. Esse procedimento faz bem para o cozimento de outros grãos, como o grão de bico, lentilha e soja, por exemplo.

Deixar o feijão de molho por 6 horas e depois deixá-lo no remolho, por mais 6 horas, irá diminuir o tempo de cozimento e eliminar as substâncias do feijão que dão gases e indigestão, viu a vantagem de executar esse processo?

Mas você sabe por que trocar a água? As substâncias que dão gases saem do grão e vão para a água. Quando a água atinge a mesma concentração dessas substâncias que o feijão, o processo pausa. A troca por água dá início ao processo e garante menor concentração dessas substâncias nos grãos.

Interessante não é? Por isso, o tempo mínimo de remolho é 6 horas. E o máximo é 12 horas. Se passar desse tempo, ele vai ficar encharcado, desmanchar ao cozinhar ou, em casos extremos, começar a fermentar. Pense na sua rotina e encaixe esse período para fazer este processo da melhor forma.

Para deixar o feijão de molho corretamente, faça o seguinte:
Lave o feijão, e coloque-o de molho em uma tigela e cubra com a água. Se algum grão boiar, descarte-o.

Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período. Feito isso, você pode cozinhá-lo como normalmente faria.

✅ INSCREVA-SE NO CANAL CLICANDO NO LINK ABAIXO DO VÍDEO!

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

——————————————————————————
*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.
——————————————————————————-

✅ Para mais informações, fonte e referência, acesse nosso BLOG pelo link que está na aba SOBRE do nosso canal!

Sending
User Review
0 (0 votes)
Loading...
  • Deixe seus Comentários