Etionamida – Bula de Etionamida

Indicação

Para que serve?

Etionamida comprimido é indicado para tratamento de tuberculose, em casos em que o tratamento com outros medicamentos não tenha surtido efeito. Geralmente a etionamida é sempre associada com outros tuberculostáticos como estreptomicina, etambutol e pirazinamida.

Este remédio é também indicado em alguns casos de infecção por micobactérias atípicase no tratamento da hanseníase em situações especiais e em associação com outros medicamentos como rifampicina, dapsona ou clofazimina.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada é de 12 mg/kg/dia para crianças com peso inferior a 20 kg, 250 mg para pessoas com peso corporal entre 20 a 35 kg, 500 mg para pessoas com peso entre 35 e 45 kg, e 750 mg para pesoas com peso acima de 45 kg.

Este remédio deve ser ingerido às refeições para minimizar os efeitos gástricos, podendo ser tomado no máximo 1000 mg por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

A Etionamida pode provocar reações adversas como náuseas, vômitos, perda de apetite, diarréia, dor abdominal, sabor metálico na boca.

Veja como tomar antibiótico sem ter diarreia.

Pode também provocar lesões na pele, alterações visuais e olfativas.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio não deve ser usado em casos de alergia à substância ativa ou a qualquer componente do comprimido, em casos de insuficiência hepática ou renal graves e em alcoólatras.

Deve ser usada com cuidado em paciente com diabetes, epilepsia ou distúrbios mentais.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A Etionamida é uma substância que inibe a produção de ácido micólico, que é um componente essencial da parecde celular bacteriana.

Assim, as bactérias deixam de conseguir multiplicar-se e são eliminadas mais facilmente pelo sistema imune.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

A Etionamida não deve ser usada durante a gravidez e a amamentação.

Este remédio deve também ser evitado em pessoas que estejam a tomar anticonvulsivantes e psicotrópicos, ou que tomem álcool com muita frequência.

Composição

Cada comprimido de Etionamida contém:

Etionamida____________________________________250 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: Amido de Milho, Estearato de Magnésio, Celulose Microcristalina 101, Polivinilpirrolidona K-30, Manitol Oral em Pó, Talco 325 Mesh, Álcool Etílico 96%, Álcool isopropílico, Acetona, Corante Amarelo Laca FDC 5, Corante Vermelho Laca FDC 3, Polietilenoglicol 6000, Eudragit E-100 e Dióxido de Titânio).

Laboratório

Fundação Oswaldo Cruz – Farmanguinhos

Dizeres Legais

Nº Registro no Ministério da Saúde: 1.1063.0078
Farmacêutico Responsável: Dr. Hilbert P. Ferreira – CRF-RJ N° 3003

Etionamida - Bula de Etionamida 1

Sending
User Review
0 (0 votes)
  • Deixe seus Comentários